domingo, 21 de fevereiro de 2010

Da Amizade

Nas ligações baseadas apenas num traço comum, basta precavermo-nos contra o que pode afectá-lo. Não me importa qual seja a religião do meu médico ou do meu advogado; tê-la em consideração não tem nada que ver com os serviços amistosos que eles me devem. Na relação que comigo estabelecem os meus servidores, procedo da mesma maneira. Pouco me importa saber se um lacaio que tenciono contratar é casto; cuido apenas de me informar se é diligente. (...) Não me ocupo de dizer o que se deve fazer no mundo - já há bastantes que o dizem - mas de dizer o que eu nele faço.

Mihi sic usus est; tibi, ut opus est facto, face.

[«É assim que eu procedo; tu, faz como achares melhor.» - Terêncio, Heautontimorumenos, I, 1, 80]

Montaigne, "I, 28, Da Amizade", Da Amizade e Outros Ensaios

Sem comentários: